Mais álcool na gasolina - Quem ganha e quem perde?
Postado por Unknown |  at 08:58
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A corrida eleitoral já esta começando, agora é hora de usar todas as artimanhas para assim conseguir chegar com méritos e conquistar os eleitorais. Para não subir o preço da gasolina, o Governo recebeu um sugestão dos usineiros, que para aumentar a porcentagem de álcool anidro na gasolina. No ano passado, 2013, houve um aumento deste porcentual de 20% para 27,5%.
Aumento de etanol na gasolina
É um visão para curto prazo, não é uma medida correta, pois gera prejuízos para o país, prejuízos para o Brasil, tal como prejuízo para a Petrobras. O Governo inviabilizou o crescimento, o progresso do etanol provindo da cana e também de outras origens. O hidrata, aquele que vai da bomba de gasolina para os tanques dos carros, é altamente rejeitado pelo consumidor quando passa de 70% do preço da gasolina. Os usineiros ficaram com o biocombustível em estoque, sem poder vender, pois os preços subsidiado derivado do petróleo era cruel.
O grande problema é que não investem em usinas de biocombustível e toda cana vai para a produção de açúcar. Bom, empresas privadas não tem dinheiro para cobrir o prejuízos, ao contrário da Petrobras que tem dinheiro publico para cobrir qualquer prejuízo. O etanol em queda, e com um aumento de crédito para compra de carros, isso fez com que as ruas inundassem de carros flex, aqueles que usam gasolina e etanol.
Aumentar o álcool na gasolina é bom para quem?
Para os usineiros, com o aumento de etanol na gasolina, é muito bom, pois trata-se de vendas sob contrato com as distribuidoras. Isso dá garantia e segurança, era o que faltava para alavancar o negócio do etanol no País. Porém, é uma motivação de curto prazo, pois é uma jogada do governo para evitar o aumento da inflação.
Em 1975 foi criado o programa Pró-Álcool, para tirar o país da crise do petróleo, que abalava a economia mundial naquela época, contudo, atualmente era para ser nosso motivo de orgulho, e ter mais investimentos no setor. Atualmente o país não consegue atender nem mesmo a demanda interna e ainda importa etanol do Estados Unidos, e isso é gastos para o Brasil.
O Brasil perde com a falta de planejamento a longo prazo, e quem paga o pato é o consumidor. O problema com o aumento do percentual de etanol na gasolina, resultará em problemas para ligar e acelerar o motor dos carros, e ainda, o etanol passa de uma alternativa confiável, mais em conta para o consumidor, e ainda menos poluente, para um motor flex inútil sob o capô da incompetência de quem administra.
Sobre o Autor
Meu nome é José João, um apaixonado por tecnologia, atualmente estudando Rede de Computadores. Amo meu estado(Minas Gerais), e por obrigação é preciso sempre ficar em alerta total aos acontecimentos.
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